Reabilitação oral ou harmonização facial. Qual realizar primeiro?

Reabilitação oral X Harmonização orofacial. Qual realizar primeiro?

A busca pela conquista de um sorriso belo e saudável, associado à harmonia de traços e contornos faciais realçados de forma planejada, é uma prioridade cada vez maior entre os pacientes.

A boa notícia é que para quem deseja uma mudança de vida através da reabilitação oral ou corrigir assimetrias estéticas na região da face, a odontologia pode proporcionar a melhor solução, integrando um conjunto de técnicas e tratamentos com a finalidade de restabelecer tanto a estética quanto a funcionalidade da região orofacial, o que garante dentes saudáveis, mais qualidade de vida e autoestima para o paciente.

Por menor que seja o procedimento, ambas especialidades são de fato transformadoras.
Mas a grande dúvida que surge aqui é, ao procurar uma solução profissional, qual procedimento deve ser realizado primeiro, Reabilitação Oral ou Harmonização Facial?

Entenda os principais objetivos de cada área de atuação:

 A Reabilitação Oral é uma área de atuação que envolve uma série de procedimentos com o objetivo de devolver o equilíbrio funcional entre musculatura, articulações e dentes. Normalmente, pacientes com grandes perdas dentárias, má oclusão e hábitos parafuncionais são candidatos a esse tipo de abordagem, que além de devolver o equilíbrio funcional, resgata proporções faciais e consequentemente estéticas.

Já a Harmonização Orofacial é uma especialidade reconhecida da odontologia que proporciona correções de assimetrias, realce nos traços da face, prevenção do envelhecimento precoce, e combate às rugas e marcas de expressão, o que gera  transformações na vida de muitos pacientes. Trata- se de um conjunto de procedimentos estéticos realizados com o objetivo de exaltar a beleza das pacientes, além de melhorar a harmonia dos contornos faciais através da aplicação de preenchedores, estimuladores de colágeno, aplicação de toxina botulínica (o famoso Botox), lipo enzimática de papada e muito mais.

O que deve ser prioridade?

Para o Instituto Dantas de Odontologia, o planejamento de todo caso deve priorizar a solução de problemas funcionais antes de iniciar a abordagem das soluções estéticas. Isso porque muitas vezes um simples procedimento de reabilitação pode interferir na posição, forma e tamanho das partes que compõem a estrutura da arcada dentária, modificações que alteram também o posicionamento labial e até mesmo a forma do rosto.

Para obter resultados de sucesso, é fundamental que o planejamento do profissional leve em consideração a necessidade de um tratamento integral, com uma abordagem que envolva todas as especialidades necessárias para solucionar por completo o quadro individual de cada paciente.

Lembre-se, todo tratamento deve ser realizado por um profissional qualificado que possa garantir os melhores resultados, sem colocar a sua segurança em risco.

Por isso, o Instituto Dantas de Odontologia dispõe de uma equipe preparada para oferecer uma experiência que supera as expectativas de nossos pacientes. Aqui você conta com equipamentos modernos, atendimento humanizado e resultados que garantem um sorriso verdadeiro e confiante.

IDO é odontologia além do que se vê.