Facetas de porcelana e lentes de contato dental. Qual é a melhor opção?

Se você chegou até aqui, provavelmente está em busca de uma solução para obter aquele sorriso tão desejado e transformador. E sim, você está no lugar certo! Dentre os procedimentos de melhoria e correção estética para os dentes, vamos abordar duas soluções que certamente vão te conquistar pela agilidade do tratamento e eficiência de resultados incríveis.

Dentes saudáveis com aparência e forma agradável são capazes de abrir muitas portas e gerar grandes oportunidades, em qualquer âmbito da vida. Isso porque a autoestima está diretamente ligada à confiança, posicionamento seguro e qualidade de vida. Um simples incômodo causado pela estética dos dentes já é o suficiente para aumentar a sensação de insegurança e constrangimento ao sorrir ou até mesmo conversar pessoalmente.

E é por esses motivos que cresce cada vez mais a procura por tratamentos que solucionem o aspecto visual e saudável dos dentes.

A aplicação das facetas e lentes de contato são requisitadas não somente por profissionais da mídia ou figuras públicas, mas por todos que desejam uma boa apresentação pessoal e buscam um sorriso acompanhado de autoestima e confiança para celebrar as conquistas do dia a dia.

Graças aos avanços da odontologia podemos proporcionar a transformação de muitas vidas em poucas sessões. Confira abaixo tudo sobre as facetas de porcelana e lentes de contato dental.

Diferenças

Então vamos entender melhor o que são e quais as diferenças entre as facetas de porcelana e as famosas lentes de contato dental.

Assim como as facetas, a lente de contato é uma lâmina aplicada sobre a superfície externa dos dentes, confeccionada em porcelana, material resistente com aspecto totalmente natural.

Já a diferença é bem simples, apesar de seguirem basicamente um procedimento técnico muito parecido, existe um detalhe na espessura da peça utilizada. Enquanto as facetas de porcelana possuem uma espessura de 0,7 a 1,5mm, as lentes de contato fazem jus ao nome, são peças ultrafinas com 0,3mm em média.

Soluções

Dentre os tratamentos abordados acima, ambos possuem o mesmo objetivo: proporcionar os melhores resultados estéticos para transformar e devolver a autoestima à vida dos pacientes. Confira alguns dos problemas que podem ser solucionados com a aplicação das lâminas. 

Correção da cor – É comum pacientes com os dentes manchados ou coloração afetada por diversos hábitos, seja alimentação, prática de tabagismo, consumo contínuo de alguns medicamentos ou carência da higiene bucal adequada que deixa os dentes com aspecto amarelado.

Diastema – O problema de espaçamento e separação entre os dentes pode também, em alguns casos, ser corrigido com a aplicação das facetas.

Harmonização – A correção de alinhamento entre o tamanho dos dentes é uma solução prática que apresenta ótimos resultados estéticos.

Correção da forma – Alguns dentes costumam apresentar má formação, ainda que pequenas e sutis, podem gerar desconforto visual no dia a dia do paciente.

Correção do posicionamento – Em alguns casos de mau posicionamento dos dentes existe a possibilidade de corrigir com as facetas, mas quem vai dizer isso é o seu cirurgião dentista.

Procedimento

Para compreender a necessidade e a situação de cada caso, o cirurgião dentista fará uma avaliação completa e detalhada, seguida de um planejamento alinhado com a decisão do paciente sob orientação. Dentro do planejamento o parceiro IDO contará com produtos e materiais de qualidade e laboratórios de total confiança para garantir um serviço com excelência e alta durabilidade.

Durante o procedimento existe o processo de preparo, que envolve o desgaste mínimo dos dentes previsto no planejamento, que varia de acordo com a necessidade de cada paciente. Em seguida é realizada a moldagem do dente para ser enviada ao laboratório. Por fim, o dentista responsável procede com os ajustes na fase de prova, e assim que todos os detalhes estão bem ajustados e definidos, a nova peça é a cimentada, e o sorriso idealizado é conquistado com sucesso.

Cuidados e precauções

Assim como os dentes naturais, as lentes de contato e as facetas também exigem uma atenção especial com a higiene bucal. Escovar os dentes após as refeições, utilizar fio dental, não exagerar no consumo de alimentos com pigmentação e evitar a mastigação de alimentos duros, são alguns dos cuidados básicos que devem ser tomados para manter a saúde e a estética dos dentes novos por um longo período.

Contraindicação

Apesar da praticidade, essa solução também possui contraindicações e não deve ser realizada em alguns casos.

Um dos principais requisitos para o tratamento é o bom estado dos dentes e saúde bucal do paciente. Por isso, pacientes que apresentam sintomas de bruxismo ou ranger dos dentes, pessoas com cárie e lesões infecciosas não tratadas, dentes trincados, fraturados ou com o esmalte danificado, ou mesmo pacientes com má oclusão dental e posicionamento que exige um tratamento de correção ortodôntica, são orientados a realizar os cuidados necessários para recuperar a saúde bucal antes de prosseguir com procedimentos estéticos. 

A melhor opção será definida no planejamento do seu cirurgião dentista, portanto, faça a sua avaliação profissional, mantenha um diálogo com clareza e confiança e volte a sorrir com mais qualidade, conforto e segurança.

Nossa equipe está à sua disposição aqui no Instituto Dantas de Odontologia!