Como cuidar das lentes de contato dental e garantir a maior durabilidade do tratamento?

Como cuidar das lentes de contato dental e garantir a maior durabilidade do tratamento?

Nos últimos anos os tratamentos dentais voltados para soluções estéticas, ou até mesmo associados à procedimentos de harmonização facial, ganhou de vez a confiança e o sorriso de muitos pacientes. 

A solução estética através da instalação de lentes de contato dental é um procedimento transformador, que agrega autoestima, sorriso harmônico e confiança para superar os desafios do cotidiano, já que o tratamento proporciona vários benefícios estéticos como harmonização do sorriso, correção da forma, tamanho e cor dos dentes, e correção de espaçamento excessivo entre os dentes como é o caso da diastema. O resultado é de fato surpreendente!

Mas e depois, como cuidar para garantir a durabilidade desse novo sorriso?

O uso de facetas de forma alguma isenta o paciente dos cuidados necessários no dia a dia e manutenção através do acompanhamento odontológico. Então aqui vai algumas regrinhas importantes para preservar a durabilidade do tratamento:

Alimentação e hábitos: Morder alimentos duros, roer as unhas, abrir embalagens com os dentes, triturar partes de alimentos como ossos de galinha e mascar chiclete são algumas das condições que podem danificar a peça mesmo em pouco tempo após a aplicação. As lentes de contato são peças ultrafinas, confeccionadas em porcelana, com uma espessura média de 0,3mm. Esses hábitos são prejudiciais mesmo para os dentes mais fortes, então o risco de danificar o tratamento ao morder alimentos duros, por exemplo, é bem alto.

Bebidas: O consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas e com corantes não mancham o material das lentes de contato, mas os dentes naturais ainda estão ali e podem ser prejudicados por esse excesso. Portanto, é sempre bom lembrar que a saúde é a maior prioridade.

Higiene: A escovação em qualquer condição é a principal ferramenta no cuidado de higiene e saúde bucal. Mesmo com o uso de lentes e facetas dentais, os cuidados básicos como escovar e fazer o uso do fio dental após as refeições é a melhor maneira de combater a formação de cáries e placas bacterianas. Nunca abra mão desse cuidado.

Visitas ao dentista: As visitas ao dentista responsável pelo tratamento devem ser realizadas com regularidade. Dessa forma o dentista fará uma avaliação completa, observando como está a saúde dos dentes e da gengiva, ou mesmo se alguma peça das lentes de contato está danificada, e assim, proporcionar a melhor solução para o paciente, além de evitar danos maiores no futuro através da manutenção regular.

Com os cuidados recomendados você garante um tratamento muito mais duradouro e a preservação do sorriso que sempre sonhou.
Quer saber mais sobre esse e muitos outros assuntos? Acompanhe nosso Instagram com conteúdos e vídeos semanais.

Com a parceria IDO você conquista o prazer de viver os melhores sorrisos.